Respire e Diga Sim surgiu a partir de uma necessidade de troca com mulheres e um mergulho interior nas nossas próprias questões: Quando decidimos nos colocar em primeiro lugar e começamos a tomar decisões e levar a nossa vida a partir do que optamos em ser e não mais para agradar ou corresponder ao que o mundo nos exige.

Nesse episódio eu recebo as cineastas Fernanda Pessoa e Chica Barbosa. Quando tudo parou elas encontraram uma forma de romper fronteiras através do cinema. Juntas repensaram e realizaram um manifesto fílmico em que refletem sobre a troca entre mulheres e sua atuação na estrutura social. É sobre isso que a conversa nos faz pensar, sobre a relação fraterna entre mulheres e a nossa ancestralidade.

Abro sempre o podcast com a seguinte fala:

“Todas nós temos um momento da nossa vida em que temos que dizer SIM. Sim para nós mesmas e sim para nossa individualidade. Acho que o grande marco da nossa vida está quando nós nos damos conta dessa individuação, em que dizer sim, é dizer não intrinsecamente para uma série de padrões que já não nos cabem e não nos servem mais.

Esse podcast é sobre isso, sobre mulheres brilhantes que estão a frente de um tempo, sobre sua trajetória, suas histórias, seus anseios e reflexões.”

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.