A Zup, empresa do grupo Itaú Unibanco, vai oferecer uma trilha gratuita de capacitação em tecnologia desenvolvida em parceria com a PrograMaria, comunidade que promove a inserção de mulheres na área tech. A formação, voltada a mulheres e pessoas de grupos minorizados, começa em 24 de novembro e terá oito dias de duração, com aulas ao vivo e conteúdos remotos.
A proposta do programa é expandir o acesso ao conhecimento em áreas em expansão no setor, como GenAI, criação de agentes, workflows, automação de processos e desenvolvimento de toolkits. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento dessas profissionais e prepará-las para um mercado de trabalho cada vez mais aderente à IA”, afirma Cadu Pereira, CPO da Zup.
Ao longo dos módulos serão debatidos desde os fundamentos da IA generativa até a criação de agentes capazes de resolver problemas reais, com o mapeamento de processos, automatização de tarefas e construção de fluxos autônomos. O programa também aborda segurança, ética e responsabilidade no uso de IA.
A importância do setor de tecnologia
Segundo projeções do Gartner, até 2028, um terço dos aplicativos corporativos já contará com agentes inteligentes integrados. E o movimento é impulsionado por grandes investimentos, só em 2025 devem ser destinados mais de US$380 bilhões ao setor.
Nesse sentido, a trilha foi pensada para democratizar esse conhecimento. Para a CEO e fundadora da PrograMaria, Iana Chan, “ampliar o acesso ao ensino sobre tecnologias emergentes como IA Generativa e agentes de IA é garantir que as mulheres e pessoas de grupos historicamente minorizados estejam não apenas consumindo inovação, mas também criando, liderando e influenciando o futuro digital”, afirma.
A trilha também oferece exercícios guiados dentro da plataforma, mentorias, networking e um miniprojeto final no qual cada participante cria seus próprios agentes inteligentes.
As inscrições devem ser feitas até 24 de novembro, data da primeira aula. Após o cadastro, os participantes recebem por e-mail os detalhes da programação e têm acesso ao conteúdo por 60 dias, além de certificado oficial da Zup e da PrograMaria.